2015-06-10-02-22-18
Cias Aéreas

Dica: Agora é a hora de voar em Primeira Classe.

Se você já quis voar de primeira classe esse é o momento. Não, isso não é uma piadinha. Milhas pra que te quero? Não é preciso pagar R$ 25 mil em uma passagem e aqui no blog eu sempre dou dicas de como achar essas passagens. 

Em novembro do ano passado, por exemplo, eu voei de São Paulo a Barcelona na primeira classe da Singapore Airlines (que eu contei aqui), uma das mais cobiçadas do mercado por meros 58000 pontos – algo surreal. Isso é extremamente palpável se você souber acumular os pontos certos nos cartões de crédito e transferir para as cias certas.

O problema é que se você pretende ter uma experência para lembrar o resto da vida, precisa correr porque o negócio é o seguinte:

As companhias aéreas estão se livrando dos lugares mais cobiçados, favorecendo versões turbinadas da classe executiva, na esperança de que os clientes com altos salários paguem por isso.

A United Airlines anunciou no início do mês passado sua nova classe executiva (que eu falei aqui) e que irá incluir uma experiência mais sofisticada de viagem e descanso dentre as cias aéreas americanas. Entre as novidades está o fato do assento ser mais privativo com “cabines”, o que é um avanço entre as cias americanas.

2016_06_05-united-polaris-698x414

A empresa divulgou que suas cabines de primeira classe estarão sendo descontinuadas e substituídas por versões aprimoradas da classe executiva. Lembrou de algo? TAM Premium Business, que agora é Latam Premium Business. A TAM/Latam fez uma campanha durante vários meses em TV, jornal, internet só pra anunciar uma versão “turbinada” da sua classe executiva. Com a extinção da primeira classe da TAM, a ideia aqui é a mesma da United.

Os novos Airbus A350-900s da Cathay Pacific não possuem cabines de primeira classe. A Emirates também está evitando incluir a primeira classe em seus novos aviões. Daí você pergunta, a Emirates? Sim, a rainha do luxo nos ares também está seguindo a tendência mundial. Prova disso são os seus novos A380 – maior avião do mundo – com 58 assentos de classe executiva e esmagadores 557 assentos da economia. Quando do lançamento desse A380 de 615 lugares, postei a notícia dele aqui.

A tendência é parte da batalha das companhias aéreas para aumentar suas receitas, particularmente entre os clientes de alta renda pagantes (minoria) e a classe empresarial viajante (maioria) com comodidades e menus mais requintados sem a exclusividade ultra-cara de uma primeira classe.

Os preços de uma classe executiva também são muito mais “acessíveis” para os viajantes corporativos do que de primeira classe, que pode chegar a 4 vezes o preço de uma classe executiva.

Minha cabine da primeira classe da Etihad no A380. Um verdadeiro apartamento.

Estas mudanças são uma evolução de anos de planejamento das cias aéreas que passaram, por exemplo, a oferecer assentos cama na classe executiva, um diferencial que antes só era possível obter voando em primeira classe. A mudança agradou o mercado e tem atraído cada vez mais viajantes “premium” para a classe superior – o problema é que com isso – o grande diferencial entre uma classe e outra foi retirado, dando espaço para um problema de conflito de produto que as cias tentam resolver até hoje, onde a solução parece ser unicamente a extinção de uma delas.

Se você está deitado confortavelmente em um avião e tem uma TV com mais de 1500 horas de entretenimento, comendo uma boa comida, a diferença entre primeira classe e classe executiva se resume a? Ultimamente tem sido vinhos e pratos diferenciados mas isso não é suficiente pra convencer alguém a pagar 4x a mais o preço (já elevado) de uma classe executiva.

Algumas cias aéreas, no entanto, incluindo a Emirates e a Singapore assumiram o desafio de remover o conflito entre os produtos de suas cabines oferecendo suítes aos clientes de primeira classe na esperança de que eles pagassem pelo privilégio de voar em uma cabine mais privativa. O problema agora é: se as cias estão incluindo cabines privativas na classe executiva a tarifas muito mais modestas, o jeito vai ser mesmo remover a primeira classe da jogada.

Suíte do meu assento 1K no voo de São Francisco para Dubai.

Suíte do meu assento 1K no voo de São Francisco para Dubai. Os detalhes desse voo eu contei aqui.

Então, se você sempre sonhou em ter uma experiência diferenciada de voar em uma primeira classe, a hora é agora. Quer seja pagante ou milhas (o melhor de todos!), oportunidades com promoções e trechos com pontos não faltam, mas você precisa planejar agora porque do futuro, vai restar só a certeza de que a classe executiva vai dominar o mercado mundial de assentos premium.

Quer saber mais como acumular milhas e viajar de graça? Leia o meu guia para iniciantes.

Dica: Agora é a hora de voar em Primeira Classe.
Comments

Mais Populares

PreparaMala.com. Tudo sobre Primeira classe, Classe Executiva, Milhas, Passagens Aéreas, Hotéis, Viagens de Luxo, Notícias e muito mais.

Popular

Facebook

Copyright © 2016 Proibida reprodução total ou parcial do conteúdo apresentado sob penas da Lei Federal 9610/98.

Topo